segunda-feira, 8 de setembro de 2008

PROJETO "EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" primeiro semestre de 2008

EMEIEF DO CAIC PROFº GILBERTO DALLA VECCHIA


PROJETO EDUCATIVO PEDAGÓGICO - EJA
Proposta Pedagógica e Curricular para a Educação de Jovens e Adultos

PROJETOS DESENVOLVIDOS NO 1º SEMESTRE


Projeto “ Prazer em ler”

o Informe-se: jornal mural

Responsável: Sandra Baldo (Coordenadora Pedagógica)
Tempo de duração do Projeto: anual
Objetivo: Promover o desenvolvimento de hábito de leitura de jornal e periódicos.
Conteúdo a ser trabalhado: Levar ao público que freqüenta a escola (alunos de outros turnos, funcionários, professores, pais e visitantes) e em especial aos alunos da EJA, informações e notícias do Município, do Estado e Nacional sobre diversos assuntos relacionados ao cotidiano de vida e escolar dos alunos.
Habilidades e competências: leitura e seleção de artigos de assuntos interessantes a nível pessoal, interpretação de diferentes textos, formatos e assuntos, desenvolver a capacidade de relacionar notícias e informações, buscando o sentido e significado das mesmas, etc
Estratégia: os assuntos são selecionados e expostos semanalmente, através de cartaz mural, posicionado em lugar visível, com garantia de acesso de leitura a todos.
Produto Final: O projeto é anual
Avaliação: o projeto poderá sofrer alterações no decorrer do ano, e de acordo com sugestões e solicitações dos alunos leitores que constantemente são perguntados sobre o projeto.

LÍNGUA PORTUGUESA - Projeto sarau Poético

Responsável: Vera Lucia Teodoro da Silva.
Tempo de duração do Projeto: Semestral
Público-alvo: alunos da 5ª série EJA
Objetivo: Promover o desenvolvimento de hábito de leitura e produção de texto de Poesias.
Justificativa: o trabalho com poesias possibilita o contato do aluno com diferentes textos do gênero e seus diferentes autores.
A leitura ou declamação de poesias favorece o aflorar de emoções e sentimentos, a reflexão sobre a própria vivência, a interpretação da realidade através de uma óptica privilegiada e a solução de conflitos.
As poesias oferecem momentos de grande emoção, descontração, descoberta e prazer.
Os textos rimados e declamados com a entonação própria desse gênero textual soam como suave melodia que encanta qualquer público e possibilita a utilização de diferentes estratégias de leitura o que gera grandes avanços na construção do conhecimento.
Habilidades e competências: leitura com entonação de voz, afloramento das emoções, criatividade na elaboração e reconhecimento de rimas, identificação do gênero textual Poesia.
Estratégias: durante todo o desenvolvimento do projeto os alunos estarão pesquisado e lendo poesias de diferentes autores. Os próprios alunos irão selecionar as poesias que farão parte da coletânea. Terão a oportunidade de entrar em contato com diferentes portadores desse gênero textual: livros, revistas, jornais... Em todas as etapas da elaboração e execução do projeto os alunos farão leituras silenciosas e em voz alta para os amigos da própria sala. Com isso garantiremos a socialização de conhecimentos, as trocas e o intercâmbio entre os alunos além de respeitar a função social da leitura. Em todo o desenvolvimento do projeto serão apresentados temas para que surja curiosidade e necessidade de busca de novas informações e conhecimentos gerando a necessidade de pesquisa.
Produto Final: Sarau Poético na Escola com apresentação de poesias escolhidas pelos alunos.
Avaliação: observação constante do desempenho individual e coletivo.
Sugestão: Visita a uma biblioteca pública / bazar de livros na escola.


Projeto de Leitura : ‘LER É BOM EXPERIMENTE!”

Responsável: Profª Vera Lucia Teodoro da Silva.
Tempo de duração do Projeto: 2º Bimestre
Público-alvo: alunos da 5ª série EJA
Objetivo: Promover o desenvolvimento de hábito de leitura e produção de texto.

Justificativa: O projeto foi desenvolvido em parceria com o autor Laé de Sousa através aprovado pelo Programa de Ação Cultural 2007, que consiste na remessa de livros, indicações de uso e desenvolvimento do trabalho e folhas de resenha de textos para serem devolvidas em tempo marcado.
Habilidades e Competências: Leitura e produção de textos
Estratégias: Recebimento da obra : Acontece ( 30 volumes) que é um livro de crônica que retrata histórias de nosso cotidiano , numa linguagem bem-humorada e de fácil entendimento.
Os alunos devem ler o livro, responder um questionário e criar uma redação utilizando –se de uma personagem do livro, de livre escolha. As três melhores redações serão enviadas ao autor , que devolverá a premiação com três exemplares de outra obra. Assim, incentivando a leitura e produção de redações.
Produto Final: envio das três redações e premiação com outras 3 obras do autor.
Avaliação: escolha das três melhores redações. Participação e nota para todos os participantes


CIÊNCIAS - O Corpo Humano: estrutura e órgãos.

Responsável: Profº Márcio Pereira
Área de Conhecimento: Ciências
Turma: 5ª e 8ª séries
Objetivo: Conhecer alguns aspectos da anatomia humana.
Conteúdo a ser trabalhado: corpo humano, anatomia, órgãos e funções, diferenças na estrutura óssea do homem/mulher;
Habilidades e competências: relacionar o conhecimento teórico com o visual das partes do corpo depositadas no laboratório, sensibilizar para a tolerância a diferenças e o cuidado com o corpo, saúde, etc
Estratégia: a partir da visualização de peças e de uma estrutura óssea exposta em esqueleto, relacionar contextos teóricos e escritos na produção do conhecimento.
Produto Final: Visita ao laboratório de anatomia da Ceuclar.
Avaliação: Relatório sobre a visita elaborado pelos alunos.


HISTÓRIA : Cidadania e Política

Responsável: Profº José Elias
Área de Conhecimento: História
Turma : 6ª e 7ª séries
Objetivo: Promover o debate sobre o que é cidadania, política e a necessidade da participação social dos cidadãos no destino da cidade.
Conteúdo a ser trabalhado: Levar os alunos a refletir sobre o que significa ser um cidadão atuante frente as constantes mudanças sociais promovidas pelas mudanças políticas, partidos, leis, etc.
Oportunizar aos alunos conhecer este aspecto da cidadania a partir de uma visita monitorada a Câmara Municipal. Conhecer o trabalho legislativo, os representantes e os problemas que estão sendo discutidos.
Habilidades e competências: Refletir sobre sua ação e atuação cidadã; conhecer outros aspectos da política através da superação dos preconceitos do senso comum a partir da busca de informações sobre o funcionamento do legislativo. Tolerar divergências de opiniões, a partir do aprender a ouvir e analisar as informações recebidas.
Estratégia: Aulas expositivas e dialógicas sobre o significado da política, principalmente em tempos de crise e o conhecimento de momentos importantes da política nacional brasileira. Debate sobre a situação política atual e a necessidade da participação consciente de todos .
Produto Final: Visita a Câmara Municipal
Avaliação: debate sobre o encontro e analise dos trabalhos desenvolvidos pelos vereadores.


FILMES EXIBIDOS PARA TODOS OS ALUNOS DURANTE O SEMESTRE:



o TAPETE VERMELHO

o NARRADORES DE JAVÉ

Nenhum comentário: